sábado, 8 de novembro de 2014

1- CRAVO-DA-ÍNDIA:


1- CRAVO-DA-ÍNDIA.
Uma especiaria que pode ajudar muito na sua saude. Rico em oleos essenciais com acao analgesica e anti-septica. Por apresentar flavonoides, o cravo-da-india ajuda tambem a reduzir o nivel de acucar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatorio ou antibiotico. Quanto ao seu valor nutricional, possui manganes, vitamina K, magnesio, calcio, potassio e acidos graxos omega 3 .
O cravo-da-india tem um ingrediente ativo chamado de eugenol, que e responsavel pelo aroma caracteristico do cravo. Usado pela industria de perfumes, cigarros, farmaceuticos, pragas e odontologica. Muitas vezes e encontrado em preparacoes de atrativos para insetos, para fins de interceptacao. quimicamente o Eugenol tem propriedades anti-septicas e anestesicas.
Beneficios:
*Analgesico e antisseptico- o cha alem de saboroso, ajuda a amenizar dores de cabeca, colicas menstruais, candidiase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamacoes de garganta.
*Acelera o metabolismo- aumenta a producao de saliva e dos liquidos responsaveis pela digestao, promove a queima rapida de gordura. Ajuda tambem em casos de nauseas e mal-estar estomacal.
*Antioxidante- possui grande capacidade de liberar hidrogenio e reduzir a peroxidacao lipidica, que e a quebra de gorduras poliinsaturadas.
*Antisseptico bucal- o cha e usado no tratamento de bacterias na boca e no estomago e combate o mau halito.
*Tiroide- ajuda quem sofre de hipotireoidismo. Para quem nao tem disfuncao da tireoide, previne contra o surgimento dessa disfuncao.
*Colesterol- controla o colesterol ruim, sendo tambem antiviral e antifungico.
Infusao oral: Utilizado para aliviar dor abdominal. Tem qualidades analgesicas que funcionam bem para pessoas que sofrem de dores de estomago, gases e outras chateacoes do estomago. Estimulam o fluxo sanguineo, estimulam a producao de saliva e secrecoes gastricas para ajudar na digestao. Alem disso tem efeito anti-emeticos (contra nauseas). Usado para matar parasitas intestinais e funciona igualmente bem matando as bacterias e infeccoes por fungos, como a candidiase oral.
Higienizador: o cha gelado pode ser usado para higienizar as maos. O simples fato de despejar o liquido sobre as maos e friccionar vai limpar a pele e deixar um cheiro agradavel.
Pessoas optam por uso do cravo frio como limpador de superficie nao-toxico em casa, ideal para bancadas de cozinha e areas de preparo de alimentos.
Compressa: devido aos seus efeitos analgesicos, compressas sao uma excelente maneira de aliviar as dores ou lesoes nas articulacoes, musculos ou ligamentos.
O cha quente funciona melhor com a dor artritica. Um metodo eficaz e aplicar a compressa por 20 min duas ou tres vezes ao dia. Pode ser usadas para infeccoes fungicas (manchas) da pele, como micose ou pe de atleta.
Lavagem: as mulheres que sofrem de infeccoes vaginais, pode ser feita uma lavagem vaginal com o cha diariamente por ate cinco dias.
Dar mais vida a cor dos cabelos: para manter tingimentos castanhos e avermelhados com aparencia fresca, o cha pode ser usado como creme apos o shampoo. Um enxague com cha a cada cinco lavagens e a taxa de aplicacao recomendada. O cheiro de cravo e um bonus.
E possivel fazer uma tintura, para isso basta colocar 50 grs de cravo em 1 litro de alcool etilico ou de outra bebida alcolica qualquer, como aguardente, rum ou cachaca. Apos deixar repousando por uma semana, fica pronta para usar. pode ser utilizada para aliviar dor de dentes, inflamacoes na garganta e pode ser aplicada em infeccoes da pele, como micoses. pode ser utilizado para problemas de prisao de ventre. Basta friccionar a barriga com a solucao embebida em um pano, fazendo movimentos circulares.
Pode ser feito oleo e utilizados em xampus e locoes capilares que limpam e auxiliam no crescimento dos fios. O Eugenol, um dos principais constituintes do oleo essencial presente na especiaria, e responsavel pela atividade antimicrobiana. usado tambem em dentes cariados ou com suspeita de carie. Para isso, em uma solucao oleosa de 10% mergulhe uma gaze ou algodao e aplique nos dentes cariados.
Pode-se fazer po` e dar um toque final a um prato especial. Podendo ser usado em bolos, tortas doces, biscoitos, pratos salgados e no preparo de carnes.
Formas de utilizacao:
-Em forma de po` com mel, serve para as nauseas e distencao abdominal.Pode ser utilizado como infusao, fervendo 2 ou 3 cravos em uma xicara, deixando repousar por 10 min depois adocar com mel, sendo eficaz contra flatulencia(gases).
Pode-se preparar uma pasta com sal, agua e cravo para massagear a testa e as temporas em caso de enxaqueca.
Aqueles que sofrem de dor de dentes podem aplicar uma mescla de um quarto de uma colher de sopa de azeite de oliva e uma gota de oleo de cravo, diretamente na parte afetada. Se a dor for nas gengivas, pode-se esfregar o po` do cravo ou umedecer um algodao com uma gota de oleo de cravo e aplicar para conseguir um efeito anestesico.
O oleo tambem e ideal para dores de ouvido (aplicando uma gota no ouvido afetado). A infusao de cravo e boa para os que enjoam em viagens a muita altura e tambem para o tratamento de colera.
Contra indicacoes:
Remedios a base de cravo nunca devem ser usados por mulheres gravidas. Deve ser evitado seu uso exagerado, pois tudo que e exagero pode causar o efeito contrario e piorar o estado, e sua aplicacao em zonas mucosas irritadas deve ser evitado.
Extrato:
Utilizado contra fungos e tracas. Dissolvido em alcool ou agua, pode ser usado como aromatizante ambiental. Misturado com agua, funciona como anti-septico bucal. Uma colher de cha do extrato em um copo de agua serve para coceira na vagina. Basta enxaguar o local duas vezes ao dia.
Usado contra dengue:
60 cravos
1 xicara (cha) de agua
Bata tudo no liquidificador ate ficar bem triturado. Nao tem necessidade de coar. Pode ser mantido em geladeira por ate um ano.
Use o produto em um frasco que de para usar com conta gotas. Para cada prato pequeno de um vaso use tres gotas. Se o prato do vaso for maior use mais gotas.
Cuidados: A dengue e uma doenca perigosa. Caso voce ou alguem sa familia apresente os sintomas como febre alta, dor no corpo e manchas vermelhas, procure imediatamente ajuda medica.
Cha termogenico: quem tem o metabolismo lento, pode se beneficiar com o consumo dos chas termogenicos. Eles estimulam o gasto energetico, ou seja aceleram o metabolismo e garantem a queima de calorias e gorduras. quando combinados com uma dieta pouco calorica, os chas termogenicos sao otimos aliados do emagrecimento.
Os ingredientes com potencial termogenico mais conhecidos sao: canela, gengibre,pimenta e o cravo da india.
Canela: estimula a producao da insulina e melhora a digestao. O segredo na hora do preparo e deixar os paus de canela cozinharem em agua por 5 min.
Gengibre: acelera o metabolismo, melhora a digestao e estimula as funcoes celebrais. diferentemente da canela, as substancias do gengibre nao resistem a altas temperaturas. Por isso, o ideal e desligar o fogo antes de ferver e adicionar a raiz ralada ou picada em fatias finas.
Cravo: preciso cozinhar por algum tempo.
Pode-se tomar somente o cravo ou adicionar com a canela ou gengibre.
Repelente caseiro:
10 grs cravo
500 ml alcool cereais
100 ml oleo de semente de uva (a sua escolha)
Misture o cravo com o alcool, aguarde 4 dias ate mudar a coloracao do alcool, depois acrescente o oleo e esta pronto para ser usado.
Para garantir que os insetos fiquem longe, aconselhavel usar a cada 4 hs em local aberto e de 6hs em local fechado.
Pet: com a chegada do verao, os carrapatos se proliferam e fica dificil acabar com essa praga.
1 lt alcool de cereais
50gr de canfora
100 cravo da india
250 ml vinagre branco
Misture todos os ingredientes e deixe descansar ate que a canfora derreta completamente. Depois coe e coloque em um borrifador.
Para acabar com os carrapatos, nao basta usar o remedio somente no cachorro. E importante borrifar a mistura no quintal e na casinha do seu animal de estimacao. Antes de dar banho no pet, aplique a receita e deixe agir por 15 min. Repita o processo semanalmente, incluindo nos ambientes que o seu bichinho frequenta.


Fonte: (Kadekr.com.br)

ESPECIARIAS:

ESPECIARIAS:
 Saiba o que são especiarias, definição,  temperos, história das especiarias, links relacionados, condimentos
especiarias
Especiarias: temperos tinham alto valor na época das Grandes Navegações
  
Definição

As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.
As especiaria na História
Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima. O surgimento e crescimento da burguesia também aumentou a demanda por produtos considerados de luxo na época, como, por exemplo,  as especiarias.
No século XV, os comerciantes de Gênova e Veneza, cidades italianas, tinham o monopólio destas especiarias. Compravam no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu. Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos.
No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana. Passaram a comprar as especiarias diretamente na fonte e tiraram o monopólio dos italianos. As caravelas portuguesas chegavam à Europa carregadas de especiarias, que eram vendidas com alta taxa de lucro. Portugal se tornou uma potência econômica da época.
____________________________________
____________________________________
Bibliografia indicada:
- Sabores perigosos - a História das Especiarias
  Autor: Dalby, Andrew
  Editora: Senac São Paulo
  Temas: Gastronomia, História